Classificação das Variedades

Nos últimos anos a introdução de novas variedades de morango tem possibilitado seu cultivo em várias regiões do país. Com a oferta de mudas durante um período maior, de final de abril até setembro, o produtor pode escalonar seu plantio e levar essa planta a produzir por um período de até dois anos consecutivos, ofertando morangos aos seus clientes praticamente o ano todo.
No entanto, conhecer as características das variedades, comportamento e manejo, são fatores fundamentais para obter todo potencial produtivo das cultivares. Atualmente as variedades de morangos cultivadas estão divididas em dois grupos: variedades de dia curto e de dia neutro.

VARIEDADES DE DIA CURTO - Cultivares plantadas entre final de abril até meados de maio. Inicia a produção em torno de 60 dias após o plantio produzindo até o final do ano ou início de janeiro dependo do clima e região. São chamadas de dia curto em função de serem plantadas no outono, quando os dias são mais curtos.O pico de produção concentra-se nos meses de agosto a novembro. Normalmente, o produtor tem renovado o plantio dessas variedades no ano seguinte. Destacam-se neste grupo as variedades Camino Real, Camarosa e Benícia.


VARIEDADES DE DIA NEUTRO - São mudas plantadas entre meados de maio até outubro, iniciando a produção em torno de 90 a 120 dias após o plantio, dependendo do mês de plantio e região. A produção se prolonga por um período de 15 a 24 meses consecutivos, dependendo do manejo empregado. O maior volume de plantio se dá entre o mês de junho até meados de julho, iniciando a produção depois de 60 dias.
Para plantio após esse período, as mudas recebem mais frio no viveiro o que favorece a maturação e acúmulo de reservas. Somado ao frio de armazenamento em câmara fria, a planta tem um comportamento diferenciado. Logo após o plantio e início da brotação, simultaneamente, a planta emite uma pequena floração à qual recomendamos retirar, pois a planta ainda não está estruturada e com tendência a emitir uma pequena quantidade de estolões, principalmente se a planta apresentar vigor vegetativo, ou pelo excesso de matéria orgânica, ou pelo uso de adubos nitrogenados. Essas variedades tem boa capacidade de produzir durante o verão. Normalmente são plantadas em regiões acima de 400 metros de altitude, onde as temperaturas noturnas são mais amenas. Também poderão ser plantadas em regiões de baixa altitude e dependendo da variedade, obtém boa produção. Essas mudas possibilitam ao produtor efetuar plantios escalonados e, consequentemente, obter uma produção também escalonada, racionalizando a comercialização e atendimento dos clientes o ano todo. As variedades de dia neutro são as mais plantadas no sistema de plantio em bancadas com substrato (hidroponia em substrato), principalmente as variedades Albion e San Andréas. Citamos neste grupo as variedades Albion, San Andréas, Monterrey, Portola e Aromas.